Alimentos proibidos para cães: Os cães são conhecidos por seu apetite quase que interminável.
É comum, aliás, abrir um pacote de biscoitos e ver seu cachorro surgir, como se fosse por mágica, à espera de um pedaço.
Muitos donos não conseguem resistir àqueles grandes olhos e todo o charme que eles costumam fazer e cedem à chantagem, dividindo com eles tudo aquilo que estejam comendo.
Mas, o que eles não sabem é que muito do que comemos em nossas refeições podem fazer muito mal a nossos amigos.
Você também vai gostar: Dicas de Receitas de Comida para Cachorro: Ingredientes e Preparo
Alimentos Proibidos para Cães
Se você também tem um cachorro e não sabe como resistir aos pedidos de seu cão e acaba dando boas porções do seu almoço ou lanche, então esse texto é para você.
Aqui mostraremos tudo aquilo que você jamais deve dar a seu cachorro e por que.
Chocolate
O chocolate é um dos alimentos mais tóxicos que você poderia oferecer a seu animal e encabeça nossa lista do que é proibido para eles.
Isso porque esse doce que tanto amamos contém uma toxina chamada teobromina.
Quando um cachorro come o chocolate, mesmo que em pequenas quantidades, ele pode sofrer com vômitos, tremores, ataques cardíacos e, em casos graves, hemorragias internas.
Então, nunca dê chocolate ao seu amigo. Nem mesmo pedaços pequenos ou misturado em bolos, por exemplo.
Café
Embora alguns donos possam achar engraçado os efeitos que a cafeína faz em seu cachorro, deixando-o mais alerta e totalmente desperto, o café faz muito mal aos animais.
Um dos principais sintomas que a bebida pode causar é a taquicardia.
O coração dos cachorros bate muito acelerado quando eles bebem um pouco de café, o que pode deixá-los muito agitados.
Além disso, o café possui uma substância chamada persina, que causa desarranjos intestinais nos bichos. Isso mesmo, seu cachorro pode sofrer com uma severa disenteria se tomar café. Por isso, evite. Mesmo que ele aparente gostar.
Uvas
As uvas são um verdadeiro veneno para os cães de qualquer raça. Isso porque, mesmo em pequenas quantidades, elas podem provocar insuficiência renal no animal em até 24 horas depois de consumidas.
Em casos graves, o animal pode até morrer por conta dessa insuficiência, que leva a um quadro de intoxicação.
Além disso, é comum os cães que comem uvas sofrerem com outros problemas.
Os animais podem apresentar vômitos, diarreia, perder o apetite, ficar letárgicos ou apáticos, sentir dor abdominal, fazer pouco xixi ou até mesmo não fazer xixi.
Alho e cebola
Mesmo o sabor forte e o cheiro intenso não impedem alguns cães de darem mordiscadas em pedaços de cebola e alho.
Se o seu cachorro costuma consumir esses dois alimentos, impeça-o agora mesmo.
No caso do alho, pequenas quantidades dele podem provocar irritações no intestino dos cães e também em seu estômago, além de provocar danos em suas células vermelhas.
Já a cebola pode intoxicar os cães por causa de uma toxina chamada tiosulfato. Quando seu cachorro come um pedaço de cebola ele pode desenvolver anemia. Atenção: ela é perigosa mesmo crua ou cozida.
Caso seu cachorro consuma alguns destes alimentos e tenha os sintomas que indicamos, ou você note que algo não está bem, procure o veterinário imediatamente. O socorro rápido pode salvar a vida do animal.
Neste artigo tem informações detalhadas sobre todos os alimentos que os cães podem e não podem comer, além de excelentes receitas para se preparar em casa.