Quais os principais Cuidados com Cachorros no Verão? Com a mudança de estação os cães também mudam sua rotina.
Sim! Você precisa ter alguns Cuidados com Cachorros no Verão.
A vida deles também muda nesta estação: passeios, banhos, brincadeiras na areia e muito calor!
Junto com toda diversão que o verão pode oferecer vêm com os incômodos para nossos amigos peludos.
A primeira coisa a fazer é observar seu pet. Boca aberta, respiração ofegante, preguiça mesmo de brincar e caminhar podem indicar que seu cachorro esteja sofrendo com o calor.
A Meu Pet Favorito vai ensinar quais os principais Cuidados com Cachorros no Verão e te ajudar a deixar seu pet feliz como ele merece.
Precauções como hidratação, banhos, tosa, passeios em horários adequados são cuidados importantes para seu cachorro.
Leia agora!
Cuidados com Cachorros no Verão
Leia também: Alimentação Natural Para Cães Pode Salvar a Vida do Seu Melhor Amigo e Você Ainda Vai Economizar Muito!
5 Dicas para seu Cão no Verão
#1 Água
Entre os Cuidados com Cachorros no Verão a água é o principal componente! Ela irá hidratar e aliviar sendo uma espécie de refrigerador do organismo.
Claro que o verão exige cuidado com a água que deve ser constantemente reposta. Uma boa dica é colocar gelo em uma tigela durante o dia para manter a água fresca.
Tenha certeza de que se cão tem um local sombreado para descansar e que a água dele estará também protegida do calor do sol.
Um sugestão que não faz parte dos Cuidados com Cachorros no Verão mas que são um mimo: se o pet estiver liberado pelo médico veterinário para comer determinadas frutas, faça picolezinhos congelando pedaços de fruta e completando com água.
Eles vão amar!
#2 A Tosa
A tosa é outro dos principais cuidados com no Verão! É uma maneira de amenizar o calor, principalmente em raças muito peludas.
Os cães não possuem as glândulas sudoríparas por todo o corpo como nós humanos e e não resfriam o corpo com tanta facilidade.
Uma das coisas que eles fazem é colocar a língua para fora e respirar de maneira ofegante.
Se você tiver cães das raças Shih-tzu, Lhasa Apso, Pug e Bulldog Francês, lembre-se que eles requerem mais cuidados pela dificuldade natural que eles tem de baixar a temperatura corporal.
Outras raças que sofrem com o calor são aquelas de pelos muito longos, que têm mais dificuldade de perder calor, como os Golden Retriever e Collies.
A recomendação da Meu Pet Favorito é que os cães peludos sejam tosados para reduzir a sensação de abafamento deles.
#3 Passeios
Com o início do verão os passeios de humanos e cães se tornam mais frequentes e são uma ótima oportunidade para a socialização entre os pets.
Mas é importante escolher um horário adequado: início da manhã ou final da tarde. O calor excessivo e o sol forte são prejudiciais para a saúde do seu cão.
Outro aspecto muito importante: as calçada e o asfalto muito quentes podem queimar as patinhas dos cães, causando até ferimentos graves.
Quando á duração dos passeios, não há uma regra clara, já que cada animal tem suas características de anatomia, resistência e comportamento.
O dono deve ficar atento às reações do cão, caso ele demonstre cansaço ou qualquer incômodo, deixe que ele descanse e volte para casa.
Se durante o passeio ou até mesmo em casa seu cachorro ficar muito ofegante, com a língua pendurada na lateral da boca, estiver espumando, com a língua roxa, muito cuidado!
São sintomas de hipertermia, ou seja, o aumento da temperatura corporal, uma condição grave e que pode levar o pet a óbito, se não for tratada a tempo.
Converse com um médico veterinário de sua confiança e tire todas as suas dúvidas.
Não esqueça de levar uma garrafinha com água fresca e oferecer para seu cachorro durante o passeio.
#4 Banho para Refrescar
O banho frio vai aliviar o calor excessivo de seu cãozinho no verão. Use xampu neutro para evitar alergias e certifique-se de que o clima é propício para que a pelagem fique sequinha até o fim do dia.
Mas não se empolgue! Cães não devem tomar banhos diários, mesmo nos climas quentes.
Os banhos em excesso podem causar ressecamento da pele e a ocorrência de doenças alérgicas, por exemplo.
#4 Cuidado nas Praias
Por mais que algumas raças de cães simplesmente amem banhos de mar, a areia da praia e o mar não combinam com cães.
Algumas praias inclusive proíbem a presença dos pets: cães costumam defecar, fazer xixi podem transmitir bichos de pé, carrapatos e pulgas para as crianças que levam a mão à boca…
Mas calçadão está liberado!
Lembre-se sempre do protetor solar de uso veterinário especialmente se seu cãozinho é albino!
#5 Exposição ao Ar-Condicionado
Se seu cão adora o ar condicionado, tudo bem! A gente entende…
Se seu cãozinho for de raças com mais dificuldade em dissipar o calor, ele ficará muito mais confortável.
Cuide do seu bichinho neste verão, ele merece!