O Labrador Retriever, astro do filme Marley e eu, tem muitas caraterísticas que o definem como um ótimo pet: ágil, excelente faro, adaptável, inteligente, vivaz, obediente e com muita vontade de aprender!
Quer mais sobre o Labrador Retriever? Simpático, ótimo perdigueiro, sempre disposto a agradar, equilibrado, ótimo com familiares, visitas e outros pets!
Sua origem como cão de caça os faz cães fortes mas com uma mordida delicada e muito perspicaz, não sendo raro encontrá-los como farejadores policiais em busca de drogas ou explosivos.
Não é só isso! O Labrador Retriever também é um excelente cão-guia para cegos.
Um Labrador Retriever une características de diversas raças de cães. Ele consegue ser além de tudo isso que já contamos, um cão de serviço, cão de terapia, de salvamento, de busca, ótimo atleta!
Agora a Meu Pet Favorito vai deixar você descobrir as maravilhas em se ter um Labrador Retriever!
Prefere um pet menor? Quem sabe um gato? Conheça o Gato Abissínio e se apaixone!
É um cachorro pequeno que você quer? A Meu Pet Favorito apresenta o fofo Maltês!
Labrador Retriever – Um pet com infinitas qualidades
Origem da Raça Labrador Retriever
O Labrador Retriever é descendente do Cão de Saint-Jones, originário do Canadá ainda no século XVIII. No começo eram chamados de Terra-nova.
No começo dos anos 1800 o Labrador Retriever tinha dois tamanhos, eram pretos e de tamanho médio. Eram utilizados por pescadores para pegar os bacalhaus que escapavam da rede, puxar pequenos barcos de pesca e até ajudar pescadores a nadar.
Depois de quase desaparecer devido aos altos impostos cobrados pelos cães, em meados de 1820 ele foi levado à Grã-Bretanha, se tornando muito popular.
Foi na Inglaterra que, cruzados com outros Retrievers ganhando a reputação de exímios caçadores.
A parte triste desta história é que somente o Labrador Retriever da cor preta era aceito, enquanto os de cor amarela e chocolate eram sacrificados.
Nos idos de 1900 finalmente, outras cores do Labrador Retriever começaram a ser aceitas, não tanto quanto a cor preta.
A raça Labrador Retriever foi reconhecida na América em 1917, sendo hoje uma das mais populares do mundo.
Características do Labrador Retriever
Poucas raças de cães agrupam qualidades diversas como o Labrador Retriever. Se em casa ele é tranquilo, é super brincalhão no quintal e um grande atleta em campo.
Aparência do Labrador Retriever
O Labrador Retriever é um cão de porte médio a grande. De forma geral, sua aparência é robusta, sólida e muito ativa, com pelagem curta e espesso sub pelo.
Sua cabeça é larga, com um focinho forte, não pontudo e narinas bem desenvolvidas. Os olhos são médios, expressivos, acastanhados ou cor de avelã.
A pelagem do Labrador Retriever pode ser inteiramente preta, chocolate ou amarela, variando ente o vermelho e o creme.
A cor do Labrador Retriever é uniforme e não apresenta pintas ou manchas. De acordo com o standard oficial da raça, uma pequena mancha branca no peito é permitida.
O porte do Labrador Retriever é médio, variando entre 56 e 57 cm.
Comportamento do Labrador Retriever
O Labrador Retriever adora aprender e é uma das raças de cães mais obedientes que existe. Adora agradar, é forte, gosta de nadar e buscar coisas.
É importante lhes dar desafios diários para se manterem ocupados. Você não vai querer um Labrador Retriever entediado se metendo em encrencas, destruindo tudo o que estiver na sua frente.
O Labrador Retriever é fiel, corajoso, ama crianças e é sempre agradável com elas e tem energia suficiente para brincadeiras, corridas e passeios.
O Labrador Retriever ama água, tanto faz se for um rio ou uma vasilha, ele se sentirá atraído.
Ele também adora comer. Sim, comem tudo que se pareça com comida!
São ideais para famílias, casa com crianças e idosos.
Apesar de dizerem que a cor da pelagem do Labrador Retriever influencia em seu comportamento, não há comprovações científicas.
Porém, é perceptível que o Labrador Retriever Amarelo é um pouco mais agitado, ansioso e temperamental do que os de outras cores.
Eles suportam muito bem temperaturas altas e baixas e não costumam ter problemas com calor ou frio.
São de personalidade sensível e tendem a ficar magoados e tristes quando brigam com eles ou quando gritam.
Alimentação
Até os doze meses, o Labrador Retriever é considerado filhote. Nesta fase, a quantidade de ração pode variar entre 90 a 290 gramas ao dia, ou conforme orientação do médico veterinário ou fabricante da ração.
O alimento indicado são rações de boa qualidade específicas para filhotes ou para adultos quando eles já tem mais de 12 meses.
Saúde
O Labrador Retriever tem, como toda raça de cães, algumas preocupações específicas da raça. Veja as principais:
- Displasia de quadril
- Torção gástrica
- Displasia retinal
- Distrofia muscular
- Displasia de cotovelo
Outras preocupações:
- Catarata
- Atrofia Progressiva da Retina
- Dermatite piotraumática
- Diabetes
Como Cuidar do Labrador Retriever
Veja como cuidar de um Labrador Retriever!
Dez motivos para NÃO ter um Labrador Retriever!
Preço do Labrador Retriever
A Meu Pet Favorito sempre recomenda a compra de um cachorro de raça com um criador experiente e certificado.
Porém, se você quiser comprar um filhote de Labrador Retriever pela internet, o site Mercado Livre dispõe de filhotes por preços que variam entre R$ 800,00 e R$ 2.000.