O Gato Norueguês da Floresta, é claro, originário da Noruega e conhecido como o Gato dos Bosques.
De tamanho grande, o Gato Norueguês da Floresta é uma excelente companhia para toda a família ou outros pets.
A beleza exótica do Gato Norueguês da Floresta é adornada por uma densa pelagem grossa e longa para a proteção dos rigorosos invernos de sua terra natal.
Este bichano de grande porte pode pesar até 7 quilos quando adulto e é um grande espetáculo a ser visto e tocado.
O Gato Norueguês da Floresta ainda tem uma bela história por trás de sua origem não bem esclarecida.
Seus pelos macios e olhar penetrante apaixonam à primeira vista além de serem uma raça de gatos bem sociável e dócil.
Continue aqui na Meu Pet Favorito e saiba tudo sobre o Gato Norueguês da Floresta.
Leia agora!
Gato Norueguês da Floresta – Um lindo gigante!
Origem da raça Gato Norueguês da Floresta
O Gato Norueguês da Floresta tem uma história incrível, tanto que ele aparece em diversos contos noruegueses como grande personagem.
Em uma delas, ele é quem puxa a carruagem de Freya, uma das deusas mais importantes da mitologia nórdica. Ela representa o amor, a fertilidade e beleza.
Porém, sua real história ainda é um mistério. Supõe-se que eles sejam descendentes de gatos de pelos compridos da Turquia ou dos gatos siberianos russos.
Ainda na Noruega, eles habitavam os navios vikings ou celeiros para combater roedores.
Na Noruega, o Gato Norueguês da Floresta foi reconhecido somente em 1930 e foi apresentada pela primeira vez em uma exposição no ano de 1938.
Mas, ainda em 1830 criadores desta raça deram início a um programa para preservar a raça.
Mesmo reconhecido como raça, eles ficaram esquecidos até o ano de 1970 quando houve programas mais sérios de reprodução.
O Gato Norueguês da Floresta ainda pode ser encontrado nas florestas da Suécia, Dinamarca e também na Noruega, ainda em estado selvagem.
Principais Características do Gato Norueguês da Floresta
O Gato Norueguês da Floresta é frequentemente confundido com o Maine Coon, nós já fiemos um artigo sobre este gato aqui na Meu Pet Favorito.
É possível mesmo para os leigos distinguir entre uma raça e outra. Inclusive, o Gato Norueguês da Floresta é o mais fácil de ser identificado.
O Gato Norueguês da Floresta tem os olhos grandes e amendoados e sua cabeça é em formato triangular.
A pelagem desta raça de gatos é dupla para proteger seu corpo dos rigorosos invernos noruegueses.
Sua pele também o protegia do frio já que era bem grossa e quente. Suas cores geralmente são marrons com listras brancas, podendo ter uma infinidade de cores, do branco puro ao negro mais profundo.
Aparência do Gato Norueguês da Floresta
Comportamento do Gato Norueguês da Floresta
O Gato Norueguês da Floresta tem uma personalidade muito calma e amigável, do tipo que se dão muito bem com outros pets e são uma excelente companhia para crianças ou idosos.
Eles são super pacientes e tirar um Gato Norueguês da Floresta não é tarefa fácil. Eles ainda são bem inteligentes e tem a curiosidade natural dos bichanos.
O Gato Norueguês da Floresta é ótima companhia para tardes de filme e pipoca, amam passar longas horas dormindo, mas sem perder seu instinto de caçador.
Eles adoram subir em árvores e ser o centro das atenções nas reuniões familiares, impressionando a todos com suas habilidades atléticas.
Uma curiosidade sobre o Gato Norueguês da Floresta é que ele costuma emitir um chiado semelhante ao barulho dos guaxinins.
Alimentação
A quantidade de ração para todo animal de estimação depende de sua raça, porte, idade e nível de energia gasto.
Os gatinhos precisam de alimentação de qualidade, que atendam suas necessidades nutricionais.
Escolha uma ração adequada para seu tamanho e nível de energia. A quantidade da ração pode ser discutida com um médico veterinário ou segundo as orientações do fabricante.
Definida a quantidade, deixe o comedouro acessível a seu gatinho, assim como o bebedouro, sempre em local fresco.
O ideal é que a água seja corrente, se não for possível, a troque constantemente para evitar possíveis problemas renais.
Até os doze meses, o Gato Norueguês da Floresta é considerado um filhotinho. Nesta fase, ofereça cerca de 80 gramas de ração de boa qualidade para filhotes diariamente.
A partir de um ano eles já são adultos e devem comer ração adequada à sua idade, oferecendo entre 70 e 100 gramas ao dia.
Saúde
O Gato Norueguês da Floresta tem uma doença que não é muito comum chamada “armazenamento glicogênico”.
Um simples exame de sangue pode revelar a presença da doença. Outra patologia relativamente comum é a Displasia de Retina.
Em situações bem raras, podem aparecer doenças cardíacas e renais.
Siga sempre corretamente o calendário de vacinação de seu pet, faça a desvermifugação, e, se possível, o leve ao médico veterinário a cada 6 meses.
Assim você terá um animal gatinho sempre saudável e poderá prevenir possíveis problemas de saúde precocemente.
Caso seu bichano apresente sinais como alergias de pele, vômitos persistentes, diarreias, comportamentos estranhos, converse com um médico veterinário.
Um animal de estimação saudável e bem tratado será muita mais feliz e retribuir este cuidado para toda a família em forma de carinho, afeto, amor e brincadeiras.
Como cuidar do Gato Norueguês da Floresta
Preço do Gato Norueguês da Floresta
Os gatos são a verdadeira paixão de muitos tutores em todo o mundo, apaixonados por sua personalidade independente e manhosa.
Estes felinos possuem uma alma encantadora, que sempre chamam à atenção das pessoas por onde passam até mesmo em casos de gatos de rua.
O valor de um filhote do Gato Norueguês da Floresta ou de qualquer outro gatinho de raça depende muito de seus antepassados, se eles têm ou não pedigree, da qualidade dos pais, avós e bisavós da ninhada, etc.
É possível encontrar filhotes do custando aproximadamente R$ 1.700 a R$ 3.000.
A Meu Pet Favorito sempre recomenda a adoção responsável e a aquisição de filhotes de criadores certificados.
Infelizmente existem criadores que submetem fêmeas a situações degradantes apenas visando o lucro com a venda de filhotes.
Antes de decidir comprar um cachorro é importante ainda lembrar que existem muitos animais abandonados nas ruas ou resgatados por ONGs, esperando uma família amorosa.