Cuidados com seu pet durante o inverno: Ao contrário de nós, humanos, que costumamos não gostar muito dos dias frios, ou sentir pouca vontade de fazer atividades ao ar livre, os cães adoram o inverno.
Para eles, o ar mais frio torna mais fácil se exercitar, correr e brincar sem aquele calor sufocante dos dias de verão.
Apesar desse amor pelos dias mais frios, assim como acontece conosco, os cães (principalmente os filhotes e os mais velhos) precisam de cuidados especiais, para não contraírem doenças típicas do período.
Cuidados com seu pet durante o inverno
Para ajudar a aproveitar esse período sem sustos ou idas ao veterinário, preparamos algumas dicas que podem lhe ajudar a cuidar melhor de seu pet durante os meses mais frios do ano.
Fique atento à tosa
Os pelos são a proteção natural dos cães para enfrentar as baixas temperaturas. Por isso, evite tosar seu animal nos meses mais frios, principalmente se ele já é muito idoso ou se costuma fazer muitas atividades ao ar livre.
Agora, se seu cachorro for muito peludo e estiver com a saúde em dia, você pode tosar o animal, tomando cuidado para evitar tosas muito curtas, que deixam o animal quase sem pelos.
Avalie a necessidade da roupinha
Quando a temperatura baixa, mesmo que sejam um ou dois graus, muitos donos correm para os pet shops para comprar roupinhas novas para os seus cães.
Mas, você sabia que não são todos os cães que precisam usar roupinhas no inverno.
Isso mesmo. Se seu cão está sempre em movimento e fazendo exercícios a toda hora, não será necessário comprar roupinhas, pois a atividade física constante já lhe fornece bastante calor.
Agora, se seu cachorro costuma ficar mais quieto, e frequenta locais à céu aberto, colocar uma roupinha pode ajudá-lo a enfrentar o frio.
Escolha com cuidado o local para que ele possa dormir
Assim como o Snoopy, que mesmo tendo uma casinha prefere dormir no telhado, alguns cães não gostam muito de ficar dentro de seus refúgios, preferindo o sono ao relento.
Se esse é o caso do seu pet, procure coloca-lo em locais fechados, como um quintal coberto, nos dias em que estiver fazendo muito frio ou de chuva, mesmo que moderada.
Para tornar a casinha de seu pet mais atraente, coloque revestimentos, que podem ser de borracha ou de madeira, para que ele não tenha contato direto com o chão frio.
E, se tiver um gato, pode colocar alguns arranhadores na toca que montou para ele. Isso os distrairá por muito tempo.
Diminua os banhos
Durante os dias mais frios do ano, evite dar banhos em seu animal. Agora, se for realmente necessário, prefira sempre a água morna.
Seque o pet assim que terminar a limpeza e, se possível, não o deixe sair por, pelo menos, 30 minutos depois do banho.
Esteja com a vacinação sempre em dia
No inverno, cães e gatos podem sofrer com doenças como as pneumonias ou outras doenças que afetem seus pulmões.
Para evitar que seus pets fiquem doentes nessa época do ano, além de fugir das aglomerações, procure manter a vacinação dos animais sempre em dia.
Com esses cuidados, você manterá a saúde de seus amigos a todo vapor, para enfrentar muito os dias gelados do inverno.
Sobre a alimentação: Curso Alimentação Natural para Cães AN [100% ONLINE]