O Chow Chow é uma raça de cães que tem uma legião de fãs devido a sua fofura e beleza exótica, incluindo sua língua azul.
A aparência peluda do Chow Chow mais lembra um filhote de leão do que um cachorrinho!
Mas se você nunca teve um cachorro, o Chow Chow não deve ser sua opção para primeira experiência em criar cães.
Estes cães se adaptam melhor em climas frios podendo até adoecer se expostos a climas quentes durante longos períodos.
E se você deseja um companheiro para caminhadas e exercícios, escolha outra raça como o Bull Terrier ou o Border Collie.
Mas saiba que ele é um ótimo cão de guarda, sempre alertando seu dono se algo de estranho estiver acontecendo, ao contrário de seu amigo Golden Retriever.
A Meu Pet Favorito vai contar tudo sobre o Chow Chow e te ensinar a cuidar do seu. Se você ainda não tem um, fique ligado em nossas dicas.
Chow Chow
Sobre a Raça Chow Chow
O Chow Chow é a raça ideal para quem procura por um pet companheiro, fiel e carinhoso.
Eles fazem parte das espécies mais antigas do mundo e são conhecidos por sua beleza, inteligência e sua inconfundível língua azul, às vezes variando entre as cores roxa e preta.
Uma das principais características do Chow Chow é sua pelagem que mais lembra a juba de um leão e pode variar entre tons laranja, creme claro, cinza e preto.
O porte de um Chow Chow adulto é médio, chegando a 50 cm de altura, com até 31k.
Aparência do Chow Chow
Origem da raça Chow Chow
O Chow Chow tem origem desconhecida, mas sabidamente antiga. Sua função original deve ter sido de caça para a nobreza na China.
Segundo alguns registros o Chow Chow serviu como alimento para povos da Manchúria e Mongólia.
O nome Chow Chow foi dado quando os levaram da China para a Inglaterra no final dos anos 1700, significa algo como bugiganga oriental. Talvez por serem levados em navios de carga.
Ao final dos anos 1800 o Chow Chow foi motivo de curiosidade e passou a ser importado pela Inglaterra e depois pela América.
Sua aparência exótica atraiu criadores de todo o mundo e na década de 1980 já era a 6ª raça de cães mais popular da América.
Comportamento e temperamento do Chow Chow
Nem só de fofura é feito um Chow Chow!
Eles são bem independentes, teimosos e amigáveis com outros pets. No entanto, não gostam de estranhos ficando bem desconfiados.
O Chow Chow é um cão discreto e pouco expressivo, mas muito protetor e devotado à família, se relacionando bem com crianças e idosos.
Além de dóceis, amam agradar seus donos, mas alertamos: se o Chow Chow for deixado de lado, receber pouca atenção e não adestrado corretamente, poderá ser tornar agressivo, anti-social e dominador.
Alimentação
Devido ao seu porte, o Chow Chow deve ser alimentado, preferencialmente com ração de alta qualidade.
Eles devem comer ração de filhotes até os 14 meses. Após adultos, ofereça ração duas vezes ao dia conforme orientação de um médico veterinário ou do fabricante da ração.
Nunca deixe ração disponível e livre para seu Chow Chow para evitar a obesidade.
Expectativa de vida
O Chow Chow tem uma expectativa de vida que pode chegar a até 12 anos, a depender do acompanhamento de um médico veterinário e bons cuidados com sua saúde.
Filhotes de Chow Chow
Cuidados com Chow Chow
O Chow Chow é uma raça sempre alerta e que adora atividades ao ar livre regularmente.
Ele prefere climas mais frios, não ficando muito feliz com os climas quentes e úmidos.
Se a pelagem for do tipo lisa, deve se escovada ao menos uma vez por semana. Se for áspero, escove-o de dois em dois dias.
O Chow Chow precisa de atenção devido ao risco de algumas patologias, fique atento à principais:
- Displasia de quadril
- Displasia do cotovelo
- Catarata
- Distiquíase
- Torção gástrica
- Narinas estenóticas
- Luxação da patela
- Alongamento do palato
- Hipoplasia renal cortical