Você já viu um Border Collie em quantos comerciais ou filmes na TV? Aquele cão lindo, peludo e simpático que parece entender qualquer comando que lhe dê?
Este é o Border Collie, considerado simplesmente o cachorro mais inteligente do mundo!
Registros de cães desta raça foram encontrados ao longo da história, desde o século XVI, ainda que com outro nome.
Eles eram ótimos pastores nas montanhas da Grã-Bretanha, capazes de se mover por mais de 50 quilômetros em um terreno irregular, mesmo nos dias mais frios.
Criadores antigos diziam ainda que eles eram tinham o dom de “hipnotizar” outros animais, usando apenas seu olhar para dominá-los!
Hoje o Border Collie é tido ainda como um cão que ama trabalhar. Gosta de brincar, ser treinado e aprende muito rápido.
Este companheiro fiel e brincalhão precisa de um dono capaz de mantê-lo ocupado. Creia, você não vai querer ter um Border Collie entediado…
Continue aqui na Meu Pet Favorito e aprenda mais sobre o Border Collie.
Gostaria de um cãozinho menor? Temos também! Conheça o Pinscher aqui.
Border Collie – Companhia, trabalho e brincadeiras!
Origem da raça Border Collie
O Border Collie é uma raça que foi sendo melhorada durante mais de um século com a intenção de cuidar de rebanhos de ovelhas.
Os cães pastores já existiam, mas tinham o hábito de latir muito e usar os dentes para dominar o rebanho como era de se esperar pelo próprio comportamento canino.
Já o Border Collie se destacava como pastor por ser capaz de cercar o rebanho sem precisar latir ou morder. Se utilizavam apenas de sua grande agilidade, capacidade de coordenação e velocidade.
Quando em 1873 houve um campeonato de cães pastores de ovelhas, um dos cães derivados desta raça, Hemp, se destacou. Ele é considerado o pai dos Border Collies.
No ano de 1906 se estabeleceu um padrão para o Border Collie, mas diferente de outras raças de cães, não era a aparência o padrão e sim suas habilidades para o trabalho e sua inteligência.
Em 1015 o nome Border Collie foi reconhecido e foi deixando aos poucos de ser chamado de Sheepdog, pastor de ovelhas…
Depois de chegar à América ele conquistou a todos por sua obediência, competência e lealdade.
Características do Border Collie
São cães de médio porte, geralmente os machos são maiores do que as fêmeas. Eles chegam a pesar até 20 k e 58 cm de altura.
Já as fêmeas pesam até 20 k e chegam a 53 cm. A expectativa de vida destes pets é de até 14 anos se bem cuidado e acompanhado por um médico veterinário.
Aparência do Border Collie
Comportamento do Border Collie
O Border Collie é um cão que tem bastante energia e aguarda o momento de extravasar. Leve-o para exercícios, brincadeiras e ensinamentos diariamente.
Ele é conhecido por ser muito obediente e fiel, mas o deixe fazer muitos exercícios para nao ter problemas de comportamento!
Apesar de dócil, sua natureza protetora o faz muito desconfiado com estranhos.
Lembre sempre de sua origem de cão pastor, então, se você mora no campo, ele vai adorar ajudar nas atividades da fazenda e na lida com animais.
Um conselho da Meu Pet Favorito: não adote um Boerder Collie se você mora em apartamento. Ele ficará feliz em um ambiente espaçoso para correr.
Saúde do Border Collie
O Border Collie é, de forma geral, um cão muito saudável e ativo, mas requer certa atenção devido a sua alta tolerância a dor que pode mascarar patologias.
Fique atento à possíveis doenças tais como a displasia de quadril e a atrofia progressiva da retina que são mais comuns.
Mais raramente os Border Collie podem ser acometidos por surdez e outras doenças cerebrais.
Leve seu Border Collie a um médico veterinário e converse sobre a saúde dos olhos e quadris de seu pet.
Como Cuidar do Border Collie
Preço do Border Collie
É possível encontrar Border Collie a venda por preços diversos. A Meu Pet Favorito recomenda que você encontre um bom criador e adquira filhotes de boa procedência.
Caso você prefira comprar pela internet, o Mercado Livre dispõe de cães por preços que vão de R$ 600,00 até R$ 3.200,00.