Alimentos Proibidos Para Gatos: Na hora da alimentação, os gatos costumam ser mais seletivos que os cães, escolhendo melhor os alimentos que querem ou não comer.
Apesar disso, seu gato pode comer alimentos proibidos e que lhe façam mal, graças à seus espírito aventureiro e explorador.
Para evitar acidentes com os bichanos, é importante conhecer aqueles alimentos que devem estar de fora dos petiscos diários desses animais. Você sabe quais são? Não? Então não se preocupe.
Alimentos Proibidos Para Gatos
Listamos aqui alguns alimentos que não devem ser consumidos pelo seu gato. Assim, você poderá mantê-lo sempre saudável.
Doces e chocolates
Assim como acontece com os cães, os gatos também devem ficar longo do chocolate, alimento tóxico e que pode causar efeitos colaterais severos, inclusive a morte (culpa da teobromina).
Já, no caso dos doces, a recomendação para evitar esse tipo de alimento aos felinos é que eles podem provocar obesidade, diabetes e prejudicar os dentes dos animais.
Passas e uvas in natura
Oferecer a seus gatos uvas in natura ou passas pode provocar consequências graves aos bichanos. Isso porque esse tipo de alimento pode provocar insuficiência renal grave, além de outros sintomas, como vômitos, diarreia e letargia.
Frutas cítricas
Embora as frutas sejam uma ótima pedida para alimentar o seu gato, opções como laranja, limão e outras cítricas devem ficar fora do cardápio.
Quando consumidas, essas frutas podem provocar convulsões, taquicardia, taquipneia e outras doenças.
Cafeína
Dar cafeína ao seu gato é o mesmo que oferecer veneno.
Assim como acontece com os cães (novamente), o café e os chás que contenham cafeína não devem ser fornecidos aos gatos.
Essas bebidas contêm alcaloides neurotóxicos, que pode provocar alterações neurológicas ou cardíacas nos animais, podendo provocar inclusive a morte.
O animal pode ter convulsões, e também pode morrer devido ao alto rítmo dos batimentos cardíacos.
Assim como o chocolate para os humanos, tudo depende da quantidade e frequência de café que você dá ao seu gato, mas o ideal é que isso nunca aconteça.
Alho e cebola
Um gato que consumir, mesmo que pequenas porções, de alho e cebola, pode sofrer consequências em seu sistema imunológico.
Os dissulfetos e os sulfóxidos presentes nestes alimentos podem destruir as células de defesa do organismo dos bichanos, deixando-os suscetíveis a contrair várias doenças, algumas fatais.
Abacate
Mesmo parecendo uma fruta inocente, o abacate não deve ser dado para os gatos.
A fruta, quando ingerida por um felino, pode provocar vômitos, diarreia, dificuldades para respirar e letargias, além de afetar o sistema digestivo dos animais.
Batata
Outro alimento que parece bastante inocente, a batata, mesmo cozida e sem nenhum tipo de tempero, deve ficar de fora do cardápio dos gatos.
Contendo solanina em sua composição, a batata pode provocar, nos bichanos, problemas nos sistemas nervoso e digestivo dos animais.
Massas cruas
Embora os gatos adorem beliscar esse tipo de alimento, massas cruas de qualquer tipo não devem ser dadas aos animais.
Esses alimentos podem provocar problemas intestinais graves, como a distensão estomacal.
Alimentos ricos em gordura
Fornecer alimentos ricos em gordura aos seus gatos podem provocar inúmeros problemas para a saúde do seu gato, como inflamações no estômago e no pâncreas, pancreatite e outras enfermidades graves, que pode inclusive colocar a vida de seu felino em risco.
Leite
É comum vermos pessoas dando uma tigela de leite a seus gatos, certo? Se você tem esse costume, interrompa-o agora mesmo.
Ao contrário do que possa parecer, os gatos são intolerantes à lactose, o que pode provocar sérias diarreias nos bichos.