O Yorkshire, ou Yorkshire Terrier é hoje uma das mais luxuosas raças de cães de pelos longos e pequeno porte que existem.
O Yorkshire além de ótima companhia para adultos e crianças é inteligente e fácil de ser treinado.
Mas saiba que é um filhote bem agitado! Se você quer um cão de companhia para assistir um bom filme no sofá, escolha outra raça de cães…
Enquanto o Yorkshire for filhote ou adolescente será sempre agitado, latindo, mordendo, à procura de brincadeiras, então, o mantenha ocupado e treinado.
Apesar de seu pequeno porte não assustar invasores, ele irá avisar sempre que algo estranho acontecer, seja uma campainha que toca ou alguém passando no corredor.
São cães muito versáteis e adaptáveis que adoram ser treinados e prendem com facilidade. Uma ótima opção de pet por sua personalidade receptiva, dócil e sempre disposta a agradar.
Continue aqui na Meu Pet Favorito e saiba tudo sobre o Yorkshire.
Prefere um pet dócil e muito maior? Conheça o Golden Retriever!
Yorkshire – Um companheiro sempre alerta!
Origem da raça Yorkshire
Na Inglaterra existe uma região chamada Yorkshire, conhecida pela sua produção de animais de boa qualidade.
Teria sido nesta região que o cruzamento entre diversas raças de cães (como os Airedale Terrier, o Clydesdale Terrier, Paisley Terrier, English Black de pelo duro e o Tan Terrier, e talvez o Skye Terrier, Dandie Dinmont Terrier e Maltês) deu origem ao Yorkshire.
Era comum vê-los no colo de mulheres da alta sociedade , assim como hoje. Mas faz muito tempo que eles começaram a ser reconhecidos como cães de colo e companhia.
Por volta de 1880 o Yorkshise chegou à América, mas com tamanhos diversos, chegando a pesar até 6k.
Assim, em 1900 tanto a Europa quanto a América chegaram a um consenso de que o Yorkshire deveria ser um cão menor e iniciaram os cruzamentos em busca desta melhoria.
Hoje os criadores de Yorkshire fazem o possível para manter cães com até 3kg.
Características do Yorkshire
O Yorkshire é um cão de pequeno porte que se dá muito bem em locais pequenos, se sentindo feliz mesmo em apartamentos pequenos.
Sua versão tradicional chega a aproximadamente 25 cm de altura e a pesar até 3 k. Continue aqui na Meu Pet Favorito que vamos explicar tudo sobre as versões micro de Yorkshire.
Sua pelagem é comprida, bem sedosa, lisinha e super brilhante. Uma característica inconfundível do Yorkshire é sua repartição de pelos ao meio de sua coluna.
As cores mais comuns do Yorkshire são o azul escuro e castanho na região do peito, com tons mais escuros na raiz. Sua cabeça possui tons alourados.
O filhotinho de Yorkshire nasce preto e somente quando estão crescendo desenvolvem a cor tradicional.
Aparência do Yorkshire
A pelagem dourada na face é uma das características marcantes no Yorkshire
Comportamento do Yorkshire
O Yorkshire tem a doçura que é visível a todos! Meigo, carinhoso com sua família e lindo! Adoram um colo, carinho e atenção.
São cães de companhia, assim, não gostam da solidão.
Outa face do Yorkshire é travessa e ativa! São cãezinhos que tem muita energia, curiosos, sempre prontos para aventuras e descobertas, mesmo que seja em um vaso de plantas!
São teimosos! Tenha paciência com seu Yorkshire, sua inteligência o leva a aprender facilmente comandos e a ser adestrado.
Ele se entende bem com outros animais, mesmo que a princípio pareça territorialista e desconfiado. Quando se acostumar com outro pet será um grande amigo de brincadeiras.
Veja outras características que fazem o Yorkshire muito especial como cão de companhia e amigo de crianças:
- São cães com alta energia
- Não precisam de muito exercício
- São apegados aos donos mas sem exageros
- São amigáveis com estranhos
- Têm média tolerância ao calor
- Tem forte personalidade
- Adoram receber atenção de sua família humana
- Amam receber carinhos e ficar no colo
- Gostam de brincar com crianças e são bem pacientes
Lembre-se sempre que a personalidade dos membros da família exerce grande influência no comportamento dos pets.
Então, se viverem em um lar calmo, serão cães calmos. Um lar agitado vai gerar um Yorkshire também agitado.
Alimentação do Yorkshire
O Yorkshire, assim como outras raças de pet devem ser alimentados com ração de boa qualidade, preferencialmente rações super premium.
Quanto à quantidade, siga a orientação do médico veterinário ou do do fabricante da rações.
De forma geral, recomenda-se que o Yorkshire filhote – até 12 meses – seja alimentado com 50 a 95 gramas de ração ao dia, divididas em duas porções.
Quando adulto, dê de 25 a 55 gramas ao dia. Nunca deixe comida sempre à disposição de seu pet.
Expectativa e vida do Yorkshire
O Yorkshire tem uma expectativa de vida de 12 a 15 anos.
Qualquer dúvida sobre sua saúde, converse com um médico veterinário e dê a seu pet uma vida longa e feliz.
Saúde
A principal preocupação com a saúde do Yorkshire é a luxação patelar que é bem dolorosa já que as articulações das patinhas e joelhos podem se deslocar com algum movimento brusco, e esta é uma raça de cachorro bem ativa.
Outras condições relativamente comuns ao Yorkshire são a hipoglicemia, colapso na traqueia e espirro inverso.
Visite um médico veterinário sempre que notar algo estranho no comportamento de seu Yorkshire.
Cuidados com o Yorkshire
O Yorkshire, por ser um cão de pequeno porte tende a ser muito mimado por seus donos: muito colo, excesso de cuidados e resistência em deixá-lo no chão.
Apesar de muitos donos acharem até divertido o gênio difícil de seu cãozinho, a realidade é que acabam por enfrentar sérios problemas de comportamento.
Quando se mima muito um Yorkshire ele tem tendência a enfrentar outras pessoas e animais, pois tem certeza de que será protegido e não será repreendido por seu dono.
Um Yorkshire naturalmente jé é barulhento e tende a latir, então, cuide dele com amor mas não exagere, um pouco de limite e disciplina!
Apesar da birra, o Yorkshire é um companheiro e amigo para todas as horas, sempre pronto a retribuir o amor amor que lhe é dado.
A Meu Pet Favorito alerta que além dos problemas comportamentais em se carregar demais um Yorkshire no colo, isto pode entortar sua coluna, causando problemas posturais.
Por ser um cão de raça pequena e sem tendência à obesidade, ele não precisa de exercícios físicos extras nem fazem muita sujeira.
Se você mora em apartamentos, este é seu cão ideal, mas não o abandone por longos períodos.
Como Cuidar do Yorkshire
Yorkshire Micro – Não Compre
A Meu Pet Favorito recomenda: nunca compre um Yorkshire chamado de “mini”, “micro”, “zero”, “anão” ou qualquer outro termo que indique que ele é menor do que o padrão para a raça.
O padrão de tamanho do Yorkshire já foi oficializado pela Confederação Brasileira de Cinofilia, de até 3,150 kg.
A busca por exemplares cada vez menores faz com que haja mistura com raças como o Shih Tzu, trazendo padrões de comportamento diferentes e outas situações de saúde.
A princípio, os minis tem uma extrema fragilidade física. As fêmeas por exemplo precisam de cesarianas para ter seus filhotes.
Já os filhotes frequentemente ficam com as moleiras abertas, têm epilepsia, hidrocefalia e outras características do nanismo.
É bem difícil inclusive que um Yorkshire mini tenha uma aparência proporcional entre cabeça e corpo.
Comprar um exemplar de mini é incentivar um comércio tão prejudicial a estes cães!