Sinais de alerta para a saúde de um gato: Os gatos são conhecidos por sua energia e seu espírito explorador e brincalhão. Quem tem gato em casa, aliás, sabe que, com esse animal, nada fica muito tempo no lugar.
É comum encontrarmos vasos caídos, livros fora do lugar ou até um “enfeite” a mais na árvore de natal ou no topo de um armário.
Entretanto, em alguns momentos, os bichanos podem dar alguns sinais de que alguma coisa não vai bem.
Mas, por causa de sua personalidade um tanto misteriosa, muitos tutores tem dificuldades em perceber quando seu gato está passando por algum problema de saúde.
Se você também tem esse problema, então esse texto é para você.
Sinais de alerta para a saúde de um gato
Aqui mostramos os sinais que você deve ficar de olho e que podem indicar problemas de saúde em seu gato.
Perda de apetite
Quando seu gato para de comer ou perde o apetite, você deve ficar atento. Afinal, isso pode ser sinal de que há algum problema renal, hepático ou uma simples dor de dente, que o impede de comer.
Em outros casos, o estresse, o abandono ou até mesmo a depressão podem levar os animais a perder o apetite ou até mesmo parar de comer.
Fazer suas necessidades fora da caixa de areia
Em geral, os gatos são muito disciplinados na hora de suas necessidades, e costumam urinar e defecar sempre em sua caixa de areia.
Agora, se você perceber que seu gato está fazendo as necessidades fora da caixa, é preciso ficar de olho e procurar a razão desse comportamento.
Algumas vezes, essa atitude é fruto apenas de um descontentamento com o ambiente, quando você se muda de casa, por exemplo, ou um ato de demarcação de território em animais não castrados.
Mas, em outros casos, urinar e defecar fora de sua caixa pode ser sinônimo de algo mais sério. O gato pode estar sofrendo de problemas urinários ou renais.
Evitar o contato com outras pessoas
Os gatos não são, exatamente, muito sociáveis. Alguns até mesmo costumam se esconder quando outras pessoas, em geral desconhecidas, costumam chegar a casa onde vivem.
Agora, se o seu gato não tem esse hábito e, de repente, começar a se esconder, fique de olho.
Gatos que começam a se esconder sem motivos podem estar sentindo algum tipo de dor, estar com algum mal-estar ou simplesmente estar com medo de algo.
Ficar quieto
Como dissemos logo no início desse texto, os gatos costumam ser muito ativos e brincalhões. Em geral, eles estão sempre correndo, pulando e se escondendo.
Agora, se você começar a perceber que seu gato, antes muito ativo, começou a ficar muito quieto, procure o veterinário.
Isso porque gatos muito quietos podem estar com febre, estar sentindo algum tipo de desconforto, mal-estar ou estar com dores.
Ficar muito agressivo
Agora, se você tem um gato muito tranquilo e até amistoso e, de repente, o animal se transforma em um gato agressivo, isso pode significar desde medo ou trauma por algum evento ou até mesmo dores, desconforto ou mal-estar.
Leia também: Alimentos Proibidos Para Gatos