O Whippet é uma raça de cães super dócil, companheira e que ama ficar com sua família!
O Whippet é o mais leve e menor dos galgos, sempre brincalhão e ativo, adapta facilmente a todos os tipos de famílias e casas.
Mas atenção, se você vive em uma casa pequena ou apartamento é preciso levar seu Whippet para passear, correr e se exercitar.
Caso sua vida seja muito corrida e a casa fique sem ninguém, escolha outra raça de cães ou mesmo outro pet, o Whippet não suporta a solidão.
Estes cães de origem britânica são bem populares devido a seu porte esquio e elegante.
Criadores os definem com uma raça muito tímida, mas bem inteligente e independente. Porém, é preciso paciência!
Eles são muito sensíveis e não suportam tratamentos grosseiros ou mesmo indelicados.
Seus antepassados foram cães de caça, então eles ainda mantém seus instintos e podem caçar gatos, coelhos e outros pets.
Continue aqui na Meu Pet Favorito e saiba mais sobre este incrível galgo. Vamos contar como cuidar do seu Whippet, suas origens e mostrar lindas fotos.
Que tal conhecer raças de cães bem menores do que o Whippet? Veja nosso artigo especial sobre Raças de Cachorros Pequenos!
Whippet – Músculos e graciosidade
Origem da Raça Whippet
É provável que os cães da raça Whippet tenham vindo do cruzamento entre Greyhounds e Terriers.
A caça de coelhos era um entretenimento com na Inglaterra no século XVIII, quando o ganhou o apelido de “O cavalo de corrida do pobre” , deviso a origem humilde de seus donos.
Foi com a Revolução Industrial que o Whippet se popularizou, quando as pessoas se mudaram do campo para as cidades, levando consigo seus cães.
Depois que a raça foi oficialmente reconhecida, no ano de 1888 sua aparência foi ficando refinada com cruzamentos de cães da raça mais bonitos.
Hoje ele é o galgo mais popular no mundo.
Características do Whippet
O Whippet é uma combinação de força e músculos com graça e equilíbrio. Foram cães talhados no trabalho e na velocidade e sua anatomia denota tudo isso.
São cães grandes, magros, com a cabeça longa e seca que vai se afinando em direção ao focinho.
O pescoço longo lhe confere mais elegância. O dorso do Whippet é largo, musculoso, firme e bem longo.
Sua cauda é longa e quando ele corre se curva-se para cima.
A pelagem do Whippet é fina, curta e cerrada, sendo aceito qualquer padrão de cores, sejam sólidas, tigradas ou com marcação.
Aparência do Whippet
Comportamento do Whippet
Criadores definem o Whippet como o mais obediente dos cães de caça, sendo a raça ideal para pessoas que desejam um cão tranquilo, companheiro e devotado à família.
É um cão calmo e tranquilo quando está em casa e um grande brincalhão e corredor ao ar livre.
Com as crianças o Whippet é extremamente gentil e companheiro para brincadeiras.
Sua docilidade emocional se reflete também em sensibilidade, ele não deve ter um tratamento áspero! Eles não suportam castigos físicos ou psicológicos.
Já viu um cachorro tímido? Se você tem um Whippet é recomendável que ele seja socializado desde filhote para que não tenha problemas de timidez quando crescer.
Lembre-se sempre do passado do Whippet como caçador de coelhos, ele ainda mantém seus instintos caçadores e poderão caçar todo animal pequeno que se mover.
São muito comuns histórias de Whippets que mataram outros gatos e coelhos. No entanto, eles costumam se dar bem com cães.
Alimentação
A quantidade de ração para todo animal de estimação depende de sua raça, porte, idade e nível de energia gasto.
O Whippet precisa de alimentação de qualidade, que atenda suas necessidades nutricionais para manter sua vitalidade.
Escolha uma ração para cães de grande porte. A quantidade da ração pode ser discutida com um médico veterinário ou segundo as orientações do fabricante.
Nunca deixe comida à disposição na vasilha do seu Whippet, ele vai acabar comendo mais do que precisa.
A água deve sempre der trocada, mantendo-se fresca e limpa.
Saúde
O Whippets costuma ser bem saudável, mas é sujeito a algumas patologias que a cometem a raça com relativa frequência.
Sua pele é muito fina e sensível e pode ser ferida com facilidade. Fique atento ainda a cataratas, cardiopatias, atrofia progressiva de retina e problemas de tireoide.
Talvez o ponto mais importante sobre a saúde de seu Whippet é sua hipersensibilidade a produtos químicos, incluindo xampus e a medicamentos.
Siga sempre corretamente o calendário de vacinação de seu pet e se possível, o leve ao médico veterinário a cada 6 meses.
Assim você terá um animal de estimação sempre saudável e poderá poderá prevenir possíveis problemas de saúde precocemente.
Como Cuidar do Whippet
Preço do Whippet
O valor de um filhote de Whippet ou de qualquer outro cão de raça depende da qualidade dos pais, avós e bisavós da ninhada, se são campeões nacionais, internacionais etc.
É possível encontrar filhotes deste adorável galgo custando entre R$ 1.500 e R$ 3.000.
A Meu Pet Favorito sempre recomenda a adoção responsável e a aquisição de filhotes de criadores certificados.
Antes de decidir comprar um cachorro é importante lembrar que existem muitos animais abandonados nas ruas ou resgatados por ONGs, esperando uma família amorosa.
Adotar é um ato de amor.