O Pastor Suíço não é muito popular no Brasil, mas é um cão super fácil de reconhecer por sua semelhança com o Pastor Alemão.
O Pastor Suíço e o Alemão diferem apenas na pelagem. O Pastor Suíço é completamente branco.
Criadores relatam que ter um Pastor Suíço é conviver com um animal incrivelmente leal e protetor, sempre pronto a defender a família e a casa.
Ele é desconfiado com estranhos, mas não pode ser considerado um cachorro naturalmente violento.
São alegres, vivos, brincalhões, muito inteligentes, fáceis de adestrar e uma excelente opção de pet!
Continue aqui na Meu Pet Favorito e saiba mais sobre este incrível cão.
Que tal conhecer mais sobre o Pastor Alemão ou o Pastor Australiano? Quem sabe o Pastor Belga que tem nada menos do que 4 padrões de aparência diferentes?
Pastor Suíço – O cão de guarda mais lindo de todos!
Origem da Raça Pastor Suíço
O Pastor Suíço é um cão que tem sua história detalhada como poucos!
style=”display: inline-block; width: 300px; height: 250px;” data-ad-client=”ca-pub-8047407158618846″ data-ad-slot=”8515979888″>
Em 1899, um capitão chamado Max Emil Frederick von Stephanitz adquiriu o primeiro cão Pastor Alemão, registrado com o nome de Hektor Linkrshein.
Este cão tinha um avô de pelagem branca, assim, carregava esta característica em sua genética e transmitiu esta característica a vários descendentes.
Nos anos 1930, na Alemanha, o Pastor Suíço foi considerado por muitos uma raça inferior porque sua pelagem branca foi confundida com albinismo, uma condição genética que poderia levar doenças como surdez a seus descendentes.
Assim, o padrão regular do Pastor Alemão foi revisto e ninguém mais criou o Pastor Suíço, não mais os utilizavam nos cruzamentos, chegando inclusive a sacrificar filhotes que nasciam branquinhos.
Graças a outros países que pensavam de forma diferente, como Estados Unidos e Canadá, o Pastor Suíço continuou sendo criado.
Nos anos 1950 ele sai novamente da popularidade por sua cor que não fazia parte do padrão do pastor alemão.
O fato determinante para seu reconhecimento como raça foi quando uma criadora norte-americana chamada Ágata Burch mudou-se para a Suíça com um Pastor Suíço.
Sua aparência chamou a atenção e iniciou-se a criação deles na Europa.
Hoje é um cão popular e com muitas qualidades.
Características do Pastor Suíço
O Pastor Suíço é um cão facilmente reconhecido, apesar de não ser muito popular no Brasil.
Sua aparência física é muito parecida com a do Pastor Alemão, salvo pela pelagem branca, mas geneticamente pode-se dizer que eles são idênticos.
São cães ágeis, espertos, harmoniosos com membros bem fortes.
As extremidades do Pastor Suíço são vigorosas, delgadas com uma cabeça esbelta e orelhas triangulares, típicas dos pastores.
Sua pelagem é vasta, lisa e áspera, sempre na cor branca, podendo ser curta ou longa.
Aparência do Pastor Suíço
Comportamento do Pastor Suíço
O Pastor Suíço é um cão de personalidade bastante tranquila e calma, mas sempre pronta para defender sua família e seu território.
Sempre alertas e vigilantes, são cães de fácil adestramento e bem obedientes. Devido ao fato de estarem sempre alertas ao que se passa em sua volta, não simpatizam muito com estranhos.
Para manter esta personalidade calma e sem ansiedades é preciso que seu Pastor Suíço faça exercícios regulares, preferencialmente diários.
inda que ele tenha uma personalidade calma e tranquila, o Pastor Suíço sabe defender aquilo que considera seu e se mantém sempre alerta e vigilante.
O Pastor Suíço é um ótimo cão para a convivência em família, amigo perfeito para crianças e adultos.
São cães carinhosos, dedicados a seus donos e uma excelente opção de pet para todos os tipos de família.
Alimentação
A quantidade de ração para todo animal de estimação depende de sua raça, porte, idade e nível de energia gasto.
O Pastor Suíço precisa de alimentação de qualidade, que atenda suas necessidades nutricionais para manter sua vitalidade.
Escolha uma ração para cães de grande porte e gasto energético. A quantidade da ração pode ser discutida com um médico veterinário ou segundo as orientações do fabricante.
Nunca deixe comida à disposição na vasilha do seu Pastor Suíço , ele vai acabar comendo mais do que precisa.
Cães de grande porte são propensos a desenvolver displasia coxofemoral e a obesidade pode facilitar o aparecimento da patologia.
Saúde
O Pastor Suíço é uma raça de cães saudável, mas como muitas raças, tem algumas propensões a problemas de saúde.
Uma das mais comuns é a displasia coxofemoral, quando o osso da perna não se encaixa bem no osso do quadril.
Quando mais velhos, eles tendem a apresentar tumores de útero e próstata, pense na possibilidade de castrar seus cães.
A Meu Pet Favorito fez um artigo sobre a Castração em cães, tire suas dúvidas sobre o assunto.
Siga sempre corretamente o calendário de vacinação de seu pet e se possível, o leve ao médico veterinário a cada 6 meses.
Assim você terá um animal de estimação sempre saudável e poderá poderá prevenir possíveis problemas de saúde precocemente.
Como Cuidar do Pastor Suíço
Preço do Pastor Suíço
O valor de um filhote de Pastor Suíço ou de qualquer outro cão de raça depende da qualidade dos pais, avós e bisavós da ninhada, se são campeões nacionais, internacionais etc.
É possível encontrar filhotes deste adorável cão custando no mínimo R$ 1.700. A raça não é muito popular no Brasil, mas é possível encontrar bons criadores.
A Meu Pet Favorito sempre recomenda a adoção responsável e a aquisição de filhotes de criadores certificados.
Antes de decidir comprar um cachorro é importante lembrar que existem muitos animais abandonados nas ruas ou resgatados por ONGs, esperando uma família amorosa.
Adotar é um ato de amor.